Plugin Share-This, Compartilhe!, em português com Uêba e Menéame
UPDATE: O plugin foi atualizado no dia 01 de abril de 2008 (não é mentira, apesar da data).
Incluído o B!Links, cores do plugin alterada para cinza ao invés de vermelho e amarelo e nova tradução. Aproveite!


Você já deve ter visto este link (
) aqui no inovaVOX.com e em outros sites. Trata-se do excelente plugin Share-This para wordpress, desenvolvido por Alex King. Este plugin facilita a vida de quem deseja adicionar um post em alguma rede social como Rec6, Digg, del.icio.us entre tantas outras.
Como sou um super fã do wordpress e seus maravilhosos plugins, estou sempre testando novidades, a última delas foi o Share-This, a qual me referi no parágrafo anterior, porém ele vem completamente em inglês. Existem algumas traduções para português na web, porém contempla somente a inserção de algumas redes sociais brasileiras e a tradução do link e do formulário de envio de e-mail. Então resolvi disponibilizar para os leitores do inovaVOX.com o download da tradução que fiz.
As principais alterações foram:
1. Tradução da página do Compartilhe! quando o links está para abrir em outra página e não na janelinha abaixo do link.

2. Tradução do e-mail recomendado.
3. Inserção do Uêba.com.br na Social Web, hoje um dos maiores sites de divulgação de links do Brasil. Além da inclusão do Menéame, o mais popular social web em língua espanhola.

4. Tradução do arquivo de ajuda README, que vem na pasta do plugin, explicando exatamente como o danado deve ser instalado e configurado.
Feitas as devidas apresentações vamos baixar e instalar o Compartilhe!
Faça o download através do botão logo abaixo.

Este plugin foi baixado vezes.
COMO INSTALAR
1. Descompacte o arquivo que você acabou de baixar e faça o upload da pasta share-this no diretório de plugins do seu wordpress – /wp-content/plugins/.
2. Vá até a aba “plugins” da área administrativa do seu wp e ative o share-this.
3. Se você estiver utilizando uma versão anterior a WP 2.1, faça o upload do arquivo ‘prototype.js’ no diretório wp-includes/js/ do seu wordpress.
Pronto, o plugin já está instalado e funcionando, mas se você quer dar uma personalizada, continue lendo.
CONFIGURAÇÕES ADICIONAIS
Por padrão, o link ‘Compartilhe!’ será adicionado automaticamente no final do texto de cada post e o formulário Share This será adicionado em seu footer (rodapé). Se você quer ter um controle preciso sobre onde ficará este link em seu layout, você deverá desabilitar o auto-output e usar as seguintes tags no layout:
Para inserir o link Compartilhe!:
Para inserir o formulário:
Para desabilitar o auto-output do link e do form, você pode editar o arquivo .php fazendo os seguintes ajustes:
Onde tem: `@define(’AKST_ADDTOCONTENT’, true); e `@define(’AKST_ADDTOFOOTER’, true);
altere para: `@define(’AKST_ADDTOCONTENT’, false); e `@define(’AKST_ADDTOFOOTER’, false);
Note que também traduzi algumas coisas que achei pertinente no arquivo .php, isso facilitará esta alteração.
———
Pronto! Isso é só! Agora é só começar a compartilhar seus posts e deixar que seus visitantes façam o mesmo.
Para ver o Share-This em Português em funcionamento, basta navegar por qualquer post do inovaVOX.com. Procure pelo link Compartilhe!
Espero que tirem proveito. E aguardem mais posts como este.
Ah! Gostaria de aproveitar este post para agradecer publicamente ao Rodrigo Ghedin, do BlogAjuda, por manter seu site com tanta dedicação. Por culpa do BlogAjuda aprendi muita coisa sobre wordpress, servindo como pontapé inicial para buscar mais informações pela net sobre esta ferramenta sensacional. Valeu Rodrigo.
Valeu, Jair, pelo incentivo.
Aproveite estas Ofertas
Procure outros produtos



Fico feliz em saber que meu trabalho lhe inspirou a procurar mais informações sobre o WordPress. Esta ferramenta é fantástica, e é graças a pessoas como você, que se dedicam à criação e/ou melhoria de plugins, que este sistema cresce mais a cada dia que passa.
[]’s!
Responder
Opa parceirão, venho uma vez te dizer que tenho um meme pra você la é meu humilde blog. Dessa vez é mais descontraído. Se não quiser responder, pode passar para outra pessoa. Valeu Cara!!!!
Responder
Olá Sampson,
Sou o Lillo do Perolas Politicas.
Achei legal o seu post. Baixei o plugin e instalei-o.
Ocorre que no meu site o plugin, quando ativado, remete a uma outra página, não sendo aberto na página principal como ocorre no seu site.
Poderias me ajudar?
Responder
Rodrigo: Valeu pela força!!
Elton: Aguarde pela resposta do meme, já tô preparando.
Lillo: Atualizei o arquivo, estava com um pequeno erro. Agora está ok. Teste e se der algum erro deixe-me saber.
Responder
Belo trabalho Sampson, me fez pensar em utilizar novamente esse
plugin do alex king!
em português fica mais tranquilo!
:D
Responder
Parabéns pelo post.
Estava procurando alguma coisa do gênero para implementar meu blog.
Valeu!!
Responder
Excelente plugin; poderia dizer tb como faz para configurá-lo abrindo em uma janelinha como está no seu blog, ao invés de abrir uma página única, valeu!
Responder
opa, não tinha visto as configurações adicionais :D
Responder
Gostei muito do plugin,parabéns pela tradução e implementação,feed assinado e porque não um link na minha blogroll.
Responder
Alex, valeu cara! Teu blog é bacana, assinei o feed tb. Abraços.
Responder
Ótima dica, já tá instalada… só falta eu adequar as cores do plugin ao do blog.
Abraço!
Responder
Valeu!!! Estava usando o original com alguns twists e traduções, mas não tinha colocado o Ueba! VALEU!!!!!!!!!!
Responder
Coloquei seu selo em meu blog como forma de agradecimento. Abraço!
Responder
Chocante,instalei,na boa,porem quando fui ativar ele,ñ apareceu desativado na lista de plugin,ñ entendi,achei uma outra versão 1.5 em Br e tambem ñ funfou,esta versão ou plugim funfa na versão 2.3 do Word?
Responder
A caridade nunca falha…
Quem escolhe intenções elevadas no desempenho de suas atividades, jamais esbarra em fracasso.
Quem perdoa de coração qualquer ofensa, não aloja o arrependimento no íntimo.
Quem se vê incompreendido ao elaborar o ato digno, recebe em seu favor a…
Valeu Sampson!!
Demais, acabei de instalar no meu blog..
Abraços
Responder
Opa, instalei tudo certinho e tá funcionando. Só que o link direciona para uma página de formulário e não como o daqui que abre uma “janelinha”. Estou usando Wordpress superior a 2.1.
Responder
Estou com o mesmo problema do Will fora que os ícones não carregam, Se alguém puder por favor me dar uma força para que eu consiga fazer com que abra na mesma pagina através de uma pequena janela como é aqui…
valeu
Responder
O problema de nao abrir a janelinha eu resolvi quando somente alterei o primeiro item que o sampson mencionou acima, o do addcontent, e nao o addfooter, ficou bom.
Sampson, poderia ter um tuto de como alterar as cores, etc, pq a janelinha fica meio ” fora ” do padrao do tema, abração.
Responder
Acabei de atualizar no blog, obrigado pela otima contribuição!!! :)
Responder
Olá,
Gostaria de saber se existe a possibilidade de instalar no blogger.
Abraços!
Responder
Adorei o plugin. Tentei instalar um dia à moda Migué e não deu certo. Se eu tivesse lido as instruções direitinho já poderia estar usufruindo da tua gentileza ha um tempão… mas antes tarde do que nunca. Muito bom!
Responder
Olá amigo!
Parabéns pelo trabalho! :)
Me diz uma coisa, é compatível com o Wordpress 2.3.3? Eu ultimamente ando preocupado com a instalação de plugins, pois estou com um medo danado da 2.5…rsrs No caso, vão existir upgrades para adaptação para novas versões?
é possível que, ao invés de abrir em uma nova janela, o plugin abra as opções na mesma, igual ao ShareThis original?
No mais, parabéns mais uma vez. Assim que tirar todas as dúvidas vou instalar o plugin no meu blog e fazer um post relacionado, também, como forma de agradecimento.
Abraços!
Responder
Pessoal, instalei o plugin, e está tudo ok.
Mas, ele não aparece na administração do Wordpress, na aba “opções”. Isso é normal?
Grande abraço! :)
Responder
Marcos, é normal sim, pois ele não aparece mesmo na aba opções.
abraços! ;)
Responder
Olá, Sampson!
Muito obrigado! :)
Me diz uma coisa, tive de editar o arquivo do plugin e retirar um “espaço” na opção do Google Bookmarks, pois caso contrário, saia meio que “truncado”, em cima da opção de baixo. Tem algum problema?
Outra coisa, você sabe me dizer se esse plugin vai ser atualizado, quando ocorrerem novas versões (quando houver necessidade, é claro) do WordPress?
No mais, muito obrigado, você está de parabéns pelo plugin. Vou postar no meu blog a respeito da sua adaptação como forma de agradecimento. :)
Responder
Marcos, infelizmente não tenho tido tempo para pegar a última versão do Share This e traduzir. Este plugin, traduzi para utilizar no inovavox, e como vi que muitos utilizavam ele em inglês resolvi postar aqui.
A versão em inglês, você pode encontrar aqui: http://alexking.org/projects/wordpress
abraços
Responder
Beleza, Sampson!
Já instalei e estou utilizando o mesmo no meu blog. Meus parabéns!
Um grande abraço! :)
Responder
[...] Nos últimos dias tomei conhecimento de dois plugins muito interessantes e úteis, e não resisti à tentação de instalar os mesmos. O primeiro foi o “WP Ajax Edit Comments“, do qual tomei conhecimento através do excelente blog “The Back-up Brain Weblog”, do Daniel Santos. O segundo plugin é uma modificação/tradução do “ShareThis“, desenvolvido por Alex King. Trata-se, neste caso, de um trabalho de tradução e adaptação muito bem executado pelo Sampson Moreira, do também excelente blog “inovaVOX”. [...]
[...] já falei sobre o Compartilhe! aqui no inovaVOX.com e até postei uma versão que traduzi, onde incluí o UÊBA e o Meneame. Agora eu refiz a tradução, corrigi alguns erros, mudei as [...]
Oi, boa tarde
Gostaria de saber os passos para deixa esse plugin apenas no post e tirar da paginas.
Grato
Responder
Olá, Sampson, beleza? :)
Cara, estou com um problema em um blog, onde o ShareThis só abre a página, e não aquela janelinha pequena. Já tentei usar a mesma versão (mesma pasta, arquivos, etc) que utilizo em um outro blog onde isto funciona, mas não abre a janelinha de jeito algum (só a página em tela inteira).
Você tem idéia do que possa ser?
Abraço! :)
Responder
[...] o que possibilita o plugin ShareThis, desenvolvido pelo Alex King. O melhor de tudo é que o Sampson, do inovaVOX, traduziu o plugin e inseriu diversas redes sociais brasileiras, como por exemplo Rec6, Ueba, diHitt, B!Links, LinkTo, [...]
Rodrigo e Marcos:
Infelizmente não sei como solucionar este problema, eu apenas imagino que seja uma incompatibilidade com outro plugin que tenha ajax, mas não tenho certeza. Meu trabalho neste plugin, foi apenas de tradução e de inserir novas redes sociais, não alterei nada da estrutura original que faz ele funcionar até porque não domino nenhuma linguagem de programação.
Responder
Sem problemas, Sampson. :)
Só achei que você tivesse alguma idéia.
Vou tentar pesquisar mais a respeito, e se encontrar a solução, posto aqui.
Um grande abraço, e valeu mais uma vez. :)
Responder
Marcos:
Valeu, cara! Desculpe-me por qualquer coisa. ;)
Responder
Que é isso, cara! :)
Estou aqui fuçando em localhost. Uma hora ou outra, quem sabe, pinta a solução…rsrs
No mais, um grande abraço, e precisando de algo, é só falar. :)
Responder
Fala Sampson,
Eu atualizei o plugin para que os usuários possam enviar notícias para o WebSapiens, o link é http://www.websapiens.net/uploads/share-this.zip
Um abraço,
Diego Soares
Responder
[...] inovaVOX.com | Plugin Share-This, Compartilhe!, em português com Uêba e Menéame [...]
Muito bom o artigo “how-to”…
me esclareceu várias duvidas, e me fez instalar com sucesso o plugin.
Muito Obrigado!!!
Responder
Olá Sampsom, tudo bem?
Inicialmente, parabéns pela tradução. Consegui instalar sem problema algum em localhost, mas quando eu clico em “Compartilhe!” ele abre vai para uma nova página para a pessoa compartilhar, e eu não queria assim, gostaria que fosse como funciona aqui na inovavox e como é o plug-in oficial do ShareThis, que ele abrisse uma pequena janela logo abaixo do nome “Compartilhe!”.
Alguma idéia do que possa ser?
Obrigado e novamente, parabéns!
Responder
[...] e possui o plugin ShareThis instalado por default. é claro, porém, que vou substituí-lo pela versão adaptada pelo Sampson, do InovaVox, a qual contém as redes brasileiras, não é? O tema também possui um footer muito interessante, [...]
[...] Share This em Português – plugin para compartilhar seus posts. Ele coloca um link abaixo dos textos para que usuários possam enviar para serviços Digg-like (Rec6, Linkk, etc) e enviar por e-mail. [...]
Sampson, voce já testou na versão 2.6 do Wordpress? Um abraço.
Responder
Cara, aqui também vai para outra página. Poderia me ajudar?
Responder
Sampson, eu acho que não ficou muito claro a parte de desabilitar. Por exemplo, instalei o plugin normalmente, mas quero desabilitá-lo nas páginas, ou seja, deixar o Compartilhe apenas sob os posts.
Como faço para desabilitar?
Você pode me passar o atalho por e-mail?
Agradeço de antemão.
Responder
Sampson Moreira respondeu em dezembro 9th, 2008 6:51 pm:
Daniel, dependendo do tema, o plugin só abre em outra página. Não sei como solucionar isso. O que eu fiz aí foi apenas traduzir e inserir outros sites, não desenvolvi uma linha. Desculpe-me por não poder ajudá-lo.
Responder